.

11/18/2009

Céus mais dramáticos

Posted by SPhotoshop | 11/18/2009 | Category: |



Clicio Barroso Clicio Barroso Clicio Barroso
Há várias possibilidades de escurecer e contrastar o céu, mas a que mais gosto é com o uso do comando Apply Image

Clicio Barroso

Minha preferência se deve ao fato de o Apply Image preservar bastante bem as informações presentes na imagem e trabalhar com a mistura de canais, sem introduzir elementos estranhos ao tratamento. Vamos aqui restaurar e dramatizar o azul do céu desta foto de Hoover Dam, uma represa próxima a Las Vegas (EUA).


Comece abrindo o arquivo original e duplicando a camada original (layer background). A camada duplicada é a que posteriormente vai receber um novo canal de ajuste.


Selecione a palheta dos canais (channels) e procure entre os canais de cor da imagem aquele que tenha mais contraste no céu. Em 100% das vezes esse vai ser o canal do vermelho (red channel), pois ele bloqueia a luz azul, fazendo com que os objetos dessa cor apareçam sempre com um tom bem escuro.


Selecione esse canal do vermelho e duplique. O canal resultante (um novo canal, chamado normalmente de "Alpha Channel") vai ser usado como canal de ajuste na mistura que iremos realizar. Geralmente, eu renomeio esse canal para que não me esqueça qual parte dele me interessa. No caso, vamos renomeá-lo para "céu".


A mágica começa aqui. Para que esse canal duplicado (o céu) fique mais contrastado, acione o menu Image>Apply Image e aplique o canal do vermelho original sobre esse canal céu, em modo Overlay, 100% de opacidade. O canal duplicado ganha contraste, mas pode melhorar ainda mais: use o mesmo comando para novamente aplicar o canal do vermelho original sobre o canal céu, desta vez usando o modo Soft Light, 50%. Com o nosso canal de ajuste pronto, clique no canal RGB composto e volte à palheta de Layers.


Com a camada superior selecionada, vamos aplicar o canal de ajuste que preparamos diretamente na camada. Use novamente o menu Image>Apply Image e aplique o canal céu sobre a camada selecionada, em modo Darken, 100% de opacidade. O modo Darken usa apenas as partes mais escuras do canal céu para substituir o que está claro na camada selecionada. O resultado é uma imagem estranha, meio colorida, meio preto e branca, mas vamos resolver isso.


Mude o modo de mesclagem da camada (layer mode) para Luminosity, 80% de opacidade. Agora o contraste que está sendo usado é o da camada de cima, mas as cores são da camada de baixo. O céu da imagem ficou muito melhor, mais contrastado, mas precisamos de um acabamento melhor, pois os carros e a ponte, na parte inferior da foto, ficaram também contrastados. Faça uma nova máscara de camada (layer mask) e pinte de preto, na máscara, toda a parte inferior da imagem, evitando a base da torre. Desta forma, estamos usando o contraste da camada superior na área do céu, e o contraste da camada inferior na área da ponte.


Use agora o famoso "Stamp Layers": pressionando simultaneamente as teclas Comd+Opt+Shift+E (Mac) ou Ctrl+Alt+Shift+E (Windows), uma nova camada surge acima de todas as outras. Esta é uma camada que reflete tudo o que foi feito na imagem até então, semelhante a um "flatten image", porém preservando todas as camadas inferiores, o que é um modo bastante seguro de se trabalhar não-destrutivamente no Photoshop.


Nessa camada stamp, use o comando Hue&Saturation (tecla de atalho Comd+U no Mac ou Ctrl+U no Win) para ganhar mais cor na imagem inteira, que ficou contrastada mas sem saturação, por conta do Apply Image. Use +30% de saturação no canal "Master", e a cor reaparece na imagem!


Agora é só comparar o antes e o depois para ver como a foto ganhou em impacto. Há inúmeras outras possibilidades de se usar o Apply Image.


Fonte











Esta postagem tem 0 comentários:


Deixe um comentário

Seguidores